Logo TOPBULDER

Linguagem de Programação: Java

Linguagem de Programação: Java Java é uma linguagem de programação orientada a objetos. Diferentemente das linguagens convencionais, que são compiladas (traduzidas) para código nativo, a linguagem Java é compilada para um bytecode que é executado por uma máquina virtual fazendo que um Software desenvolvido em Java rode em qualquer sistema operacional que possua a máquina virtual Java tornando assim os sistemas desenvolvidos multiplataforma. A linguagem Java foi projetada tendo em vista os seguintes objetivos:
  • Orientação a objetos
  • Portabilidade – Independência de plataforma – “escreva uma vez, execute em qualquer lugar” (“write once, run anywhere”)
  • Recursos de Rede – Possui extensa biblioteca de rotinas que facilitam a cooperação com protocolos TCP/IP, como HTTP e FTP
  • Segurança – Pode executar programas via rede com restrições de execução

Java SWING

Swing é um conjuntos de componentes para interface para uso com o Java. A API Swing procura desenhar e renderizar tudo por conta própria todos os componentes, ao invés de delegar essa tarefa ao sistema operacional, como a maioria das outras APIs de interface gráfica trabalham e com isso os programas que usam Swing têm uma aparência muito parecida, independente do Sistema Operacional em que é executado.

Banco de Dados: PostgreSQL

PostgreSQL é um sofisticado, robusto e confiável sistema de gerenciamento de banco de dados relacional, orientado a objetos e objeto-relacional, suportando quase todas as construções SQL.

Instalação e atualização da Plataforma: Java Web Start

O acesso ao sistema tanto pelo desenvolvedor como pelos usuários dos sistemas desenvolvidos utiliza a tecnologia Java Web Start que permite fazer download a partir da internet e executá-los:
  • Com apenas um clique o sistema é baixado e instalado
  • Oferece a garantia de que sempre esteja sendo executada a versão mais recente do aplicativo.
  • Elimina procedimentos complexos de instalação ou atualização.
Quando o Java é instalado no computador, o Java Web Start também é instalado automaticamente. O software Java Web Start é iniciado automaticamente quando é feito o primeiro acesso ao Sistema e este fica armazenado localmente, na memória cache do computador. Assim, todas as inicializações subsequentes são quase instantâneas, pois todos os recursos necessários já estão disponíveis localmente. Toda vez que o Top Builder é iniciado, Java Web Start acessa o site do aplicativo para verificar se há uma nova versão disponível. Se houver, ele fará o download e iniciará a nova versão automaticamente.

Relatórios: IReport + JasperReports

JasperReports é uma biblioteca Java que permite definir um relatório e depois executá-lo contra uma fonte de dados, sendo a plataforma Top Builder responsável por disponibilizar a fonte de dados. A definição é feita em XML e pode ser editada manualmente. Contudo no desenvolvimento de relatórios utilizamos a ferramenta iReport que é um editor gráfico para o arquivo XML. A biblioteca pode ser usada para ver o relatório em tela, exportar para Excel, Word, gerar PDF entre outras possibilidades.

Arquitetura: Cliente Servidor

O sistema tem arquitetura Cliente Servidor ficando no servidor:

Bancos de Dados de Estrutura

Contem as definições dos sistemas (conexões, tabelas e campos do banco de dados, regras ne negócio, interfaces, relatórios…)

Bancos de Dados do Cliente

Contem o banco de dados dos clientes manipulados pela plataforma (cadastros de pessoas, estoque, contas a pagar…)

Jar(s)* do TopBuilder

JAR é a sigla para Java ARchive e é baseado no mesmo formato de compactação de arquivos ZIP, para distribuir aplicações, ou bibliotecas, através de um só arquivo. Em um arquivo JAR pode-se incluir qualquer tipo de arquivo como: classes, imagens, preferencias, entre outros. Algumas características do arquivo JAR: Permite comprimir seu conteúdo facilitando a transmissão da aplicação via rede; Pode ser assinado digitalmente aumentando a segurança na utilização da aplicação; É independente de plataforma; Contém informações de versão melhorando a distribuição e atualização; Arquivos .JNLP* ( Java Network Launching Protocol ) Este arquivo contem todas as informações para download da plataforma e instalações desta utilizando a tecnologia Java Web Start.

Local:

Cache da Plataforma e Atalhos para acesso Após download do arquivo JNLP e execução deste pelo Java Web Start, fica em cache no computador a aplicação e é criado um atalho na área de trabalho e outro no menu iniciar. Cache de estrutura Para otimizar a utilização do sistema, a plataforma tem controle de cache dos arquivos de estrutura na máquina do cliente, visando evitar que sempre seja feito o acesso ao servidor para buscar informações de estrutura.

Estrutura da Plataforma Top Builder

Como vimos anteriormente, os sistemas desenvolvidos na Plataforma possuem então um banco de dados de estrutura que contem todas as regras do sistema, as informações para criação e manipulação dos bancos de dados, os menus telas, relatórios sendo então o processamento dessa base pela plataforma resultante no sistema.

SEJA NOSSO CLIENTE

Soluções Completas

1.068


Tabelas em Banco de Dados

12.293


Campos

1.140


Arquivos de Regras de Negócio

Rua João Rodi 200, 1º Andar sala 4
Fazenda, Itajaí - SC
88.302-240


(47) 3398-2524
topti@topti.com.br
TOPTI Soluções em Sistemas e Gestão de Negócios 2019 © All Rights Reserved.